quarta-feira, 27 de abril de 2011

Profissão: Engenharia Mecânica

Objetivos do Curso

A mecânica é uma área destacada da engenharia, uma vez que explora fundamentalmente quatro áreas técnico-científicas, a saber:
  • térmica, que inclui a termodinâmica e a transmissão de calor, com suas aplicações em máquinas térmicas, em condicionamento de ambientes etc.;
  • de fluidos, apoiada na teoria da mecânica dos fluidos e com aplicações em máquinas hidráulicas e pneumáticas;
  • de fabricação, envolvendo o conhecimento dos processos e equipamentos para tal finalidade;
  • de projeto, reunindo itens, concepção, materiais e cálculos necessários para se chegar ao produto final.
Como qualquer outra área de engenharia, a mecânica também emprega idéias de controle, boa administração, economia, planejamento – enfim, otimização.
Devido ao seu caráter fundamental, diversas especializações derivam da Engenharia Mecânica, tais como as engenharias:
  • Automobilística;
  • Naval;
  • Aeronáutica;
  • Têxtil etc.
Tudo isso garante ao engenheiro mecânico um amplo leque de opções para o uso de seu saber, seja como autônomo (consultor, perito etc.), seja como empregado em empresas dos mais diversos setores.
No curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paulista, o ensino tem um enfoque generalista, voltado à compreensão dos conceitos e suas diferentes aplicações, preparando o futuro engenheiro em seu desenvolvimento no enfoque profissional escolhido.

Atividades Principais

  • Proteger, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento;
  • definir instrumentos para monitorar processos térmicos e hidráulicos;
  • determinar o tamanho dos equipamentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais;
  • elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos;
  • desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

Mercado de Trabalho

O profissional dessa área tem formação para trabalhar em indústrias têxteis, empresas metalúrgicas, siderúrgicas, automobilísticas etc.
Atualmente o setor automobilístico é o que mais absorve esse profissional, que poderá trabalhar, também, no comando de equipes de especialistas, em manutenção de máquinas em geral e no desenvolvimento de novos projetos.

Práticas

  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de CAD/CAM/CAE com os Softwares AutoCad 14 e Euclides 3.0
  • Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica, Metrologia, Refrigeração e Ar Condicionado, Motores de Combustão Interna, Processos de Fabricação, Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas e Materiais de Construção Mecânica
  • Laboratório de Informática com Softwares Específicos e Internet
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas

 

Profissão : Direito

 É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. 
Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

O mercado de trabalho

Desde o primeiro semestre de 2010 tramita no Senado um anteprojeto para elaboração do novo Código de Processo Civil. Ele prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda no setor público nas esferas federais e estaduais, que já é grande para o egresso do curso de Direito, deve aumentar. Faltam profissionais para trabalhar no Judiciário brasileiro e o número de magistrados ainda é menor que o necessário. Os concursos públicos para bacharéis deve continuar crescendo nos próximos anos. "Mesmo para vagas que exigem nível superior, não necessariamente em Direito, como para auditor ou analista da Receita Federal, os advogados têm boas condições de concorrer, pois já chegam mais bem preparados com o conhecimento de legislação", afirma Yaska Fernanda de Lima Campos, coordenadora do curso de Direito da UFMG. Estão com perspectivas de crescimento ramos mais recentes, como o direito ambiental e da tecnologia da informação. Empresas públicas e privadas, de vários setores, precisam de advogados para adequar suas atividades à legislação ambiental. O uso cada vez maior de recursos de informática valoriza o direito da tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet. Além dessas áreas, também têm destaque o direito internacional e o no campo da genética. A procura não parte apenas de escritórios de advocacia ou de grandes companhias com departamento jurídico, mas também de instituições do terceiro setor. No setor empresarial, multinacionais costumam empregar o bacharel para lidar com processos das áreas trabalhista, tributária, cível e empresarial, bem como os especialistas em direito internacional. Os escritórios de direito, por sua vez, abrem vagas para advogados e estagiários. Na carreira pública, na qual o graduado ingressa por meio de concurso para ser juiz, promotor, procurador ou delegado de polícia, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada ao atendimento da população carente, que não tem recursos para contratar advogado. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos, admitido para trabalhar em prefeituras, governos estaduais e órgãos públicos de todo o Brasil.
 

Salário inicial: R$ 1.749,49 (até um ano de inscrição na OAB; fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro).


O curso

Foco na teoria
O curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.

Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Ciên. Jurídicas e Soc.; Direito (ciên. jurídicas); Direito Intern. 

O que você pode fazer ?
Há duas grandes carreiras: Advocacia e Carreira Jurídica. Cada uma oferece várias áreas de especialização e atuação:

Advocacia : Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:

Arbitragem internacional : Resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre países ou empresas e instituições de diversas nacionalidades.

Direito civil :  Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares, como divórcios e heranças, ou transações de locação, compra e venda. Pode especializar-se em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito administrativo :  Aplicar a legislação que regulamenta os órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

Direito ambiental : Trabalhar em ONGs e empresas, lidando com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, como a deterioração da natureza provocada pelas atividades de uma indústria.

Direito comercial : Intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais.

Direito da tecnologia da informação : Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais, entre outros.

Direito do consumidor : Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito contratual : Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

Direito de propriedade intelectual : Preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.

Direito penal ou criminal : Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.

Direito trabalhista e previdenciário : Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

Direito tributário : Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Carreira Juridica : Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. São quatro as áreas desta carreira:

Advocacia pública :  Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. Atuar como procurador municipal, estadual ou da União, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo em ações como licitações e concorrências públicas.

Delegacia de polícia : Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.

Magistratura : Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social. O juiz da justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à União, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.

Ministério público : Defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.

 


domingo, 10 de abril de 2011

VESTIBULAR.

Uma das dúvidas sobre o vestibular : O que estudar ?

Ai está uma dica do que deve ser priorizado na hora de estudar .

LITERATURA EM POESIAS

Os
livros e composições assinadas por Maria José Assis, está contribuindo com os vestibulandos,  estes que  lerão as poesias e assimilarão melhor os períodos literários do Brasil, e os romances que foram transformadas em poesias.
"Sou professora de Literatura e componho poesias. Já adaptei três romances para versos: Iracema, Helena e O Crime do padre Amaro. Este ano, lecionando num cursinho pré-vestibular de minha cidade, fiz uma poesia com 8 estrofes de rimas emparelhadas com os períodos literários, pois acredito que o vestibulando aprende mais de uma forma dinâmica. Assim, os alunos aprendem de uma maneira diferente."

QUÍMICA
Estude ligações atômicas e forças intermoleculares; conceito de mol; cálculo estequiométrico; oxidante; e redutor; ácido, sal, base e óxido; concentração de solução; cinética química; equilíbrio químico, pilha e eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas.
HISTÓRIA
Interprete e não decore; escravismo antigo e colonial; cultura clássica e renascimento cultural, feudalismo e capitalismo, índios; negro e branco na formação social; ditaduras militares na América Latina, nova ordem mundial e globalização.
BIOLOGIA
Estude questões básicas: Estrutura e função dos componentes celulares, divisão celular, leis de Mendel, genética dos grupos sanguíneos, processos de digestão, respiração, circulação e excreção, regulação hormonal e nervosa, fisiologia vegetal e efeitos dos principais poluentes.

MATEMÁTICA
Estude álgebra, geometria, trigonometria e geometria analítica. Há questões que não dependem de conhecimento. Nessas perguntas o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com atenção e faça uma boa interpretação.
FÍSICA
Verifique: movimento circular e uniforme, composição de movimentos, força centrípeta, lei de Arquimedes, dilatação dos líquidos, espelhos planos e esféricos, equação fundamental da ondulatória, resistores elétricos, lei de Coulomb (força eletrostática), movimento de partículas eletrizadas.
INGLÊS
As provas atuais enfatizam a leitura e a compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em língua estrangeira. É essencial ter um bom vocabulário e o hábito da leitura.

GEOGRAFIA
Atenção para questões que se relacionam com fatos recentemente noticiados pela mídia. São prováveis questões sobre vulcões ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, clima, vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
REDAÇÃO
Os temas geralmente são atuais, polêmicos, presentes na mídia. É preciso redigir com argumentos consistentes. Temas possíveis; questões ambientais ou sociais - Como a violência, a distribuição de renda e os preconceitos. Evite o lugar comum. Alguns vestibulares surpreendem com temas subjetivos. Não desvie do assunto.

sábado, 9 de abril de 2011

Profissão: Medicina Veterinária.

   MEDICINA VETERINÁRIA.

Carreira

Cada vez mais as pessoas investem no conforto e no bem-estar de seus animais de estimação. Enquanto isso, no campo, o agronegócio está cada vez mais profissionalizado, exigindo que os produtores de alimentos cuidem constantemente da saúde do gado e das aves que criam. Assim, o setor de medicina veterinária está em expansão no Brasil.

Referência no mercado

O curso de Medicina Veterinária da FMU é reconhecido pelo MEC e pelo mercado. Os futuros veterinários são qualificados para atuar em todas as áreas ligadas à profissão: saneamento ambiental, medicina veterinária preventiva, saúde pública, higiene e inspeção dos produtos de origem animal, zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente.

Programa inovador

O programa do curso prevê as principais necessidades e desafios que os futuros veterinários terão de enfrentar em sua carreira. Os alunos recebem toda a formação necessária para que possam atuar com sucesso em várias atividades ligadas aos cuidados com a saúde de animais domésticos e silvestres: manejo geral, aspectos raciais, produção racional de alimentos, prevenção de doenças, clínica, cirurgia, inseminação artificial, gestação, obstetrícia, ginecologia, andrologia, parasitologia, patologia e anatomia, entre outras.

Foco na saúde animal e humana

No curso de Medicina Veterinária da FMU, os profissionais recebem uma formação com a qual aprendem que a saúde de um animal também está ligada à das pessoas que convivem com ele e com o equilíbrio do meio ambiente que o cerca.

A profissão na prática

Quando se estuda veterinária, a teoria e a prática precisam caminhar sempre juntas. Por isso, o curso dispõe de um Hospital de Medicina Veterinária, com laboratórios, salas para tratamento de pequenos e grandes animais, serviço de pronto-socorro e centros de técnica cirúrgica e obstetrícia, atendimento de animais silvestres, além de outras especialidades. Há também a Fazenda de Ensino e Pesquisa Boa Esperança, em Cabreúva, a 80 km da capital. Nela, há vários animais que são utilizados nas aulas práticas de diversas disciplinas.

Profissão : Comércio Exterior.

COMÉRCIO EXTERIOR

Quanto mais o comércio mundial cresce, mais o mercado precisa de profissionais capacitados. O tecnólogo em Comércio Exterior tem várias opções de trabalho nesta área: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional, pesquisa de mercados, definição de planos de ação, negociação e execução de operações legais, tributárias e cambiais ligadas à exportação e importação. Além disso, ele controla o embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os meios de transporte mais adequados para aproveitar os recursos financeiros e humanos no Comércio Exterior. Para isso, ele precisa entender as tecnologias relacionadas com as técnicas e estratégias e os instrumentos usados na busca da qualidade, produtividade e competitividade das empresas. Assim, poderá lidar com planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos em negócios e serviços de organizações públicas ou privadas, de todas as áreas.

Referência no mercado

O profissional formado no curso de Tecnologia em Comércio Exterior da FMU é preparado para ser o grande organizador dos recursos necessários para que os contratos firmados sejam cumpridos com precisão. Ele é o responsável pelo planejamento, organização e gestão das operações internacionais de comércio que atenderão às estratégias da empresa em que trabalha.

Para isso, o curso prepara seus alunos para que sejam capazes de lidar com: práticas cambiais; procedimentos de despachos; legislação aduaneira; contratos internacionais; logística internacional; pesquisa e prospecção de mercados; sistemas de apoio às importações e exportações; controle de fluxos de embarque e desembarque; otimização financeira das transações; alocação eficiente de pessoas para os processos.

Programa inovador

O curso é dividido em módulos. A cada semestre, o aluno recebe uma certificação parcial e se torna apto para trabalhar em uma determinada área. Ao todo, são quatro módulos, nos quais os alunos receberão conhecimentos fundamentais para o seu trabalho: Tecnologias Organizacionais, Viabilidade Econômica, Técnicas de Comercialização, Ferramentas de Informática, Estratégias de Marketing, Logística, Finanças, Relações Interpessoais, Legislação, Ética, etc.

Foco no aperfeiçoamento constante

Com um programa que segue os mais modernos modelos e conceitos do mercado, dividido em módulos que estimulam o estudante a se aprofundar cada vez mais a cada semestre, o curso está focado no aperfeiçoamento profissional constante. Além disso, depois de formado, o aluno estará pronto para fazer uma Pós-Graduação, caso deseje continuar seus estudos.

A profissão na prática

Os alunos conhecerão na prática o ambiente dos negócios internacionais, através de visitas técnicas e estudos de caso, além de participar de seminários e palestras com experientes profissionais do ramo.

Profissão : Ciências Contábeis.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Carreira

O profissional de Ciências Contábeis (ou contador) tem um grande mercado de trabalho, pois atende às necessidades de várias organizações públicas, privadas ou mistas. Ele é o responsável pelo gerenciamento, controle e prestação de contas da contabilidade do lugar em que trabalha. Além disso, o contador fornece informações para a organização da empresa, construção de valores e tomada de decisões estratégicas. A demanda por esse tipo de profissional é forte e, quase sempre, o formando tem a chance de entrar imediatamente no mercado com uma boa remuneração.
Referência no mercado
O curso de Ciências Contábeis da FMU forma profissionais que atuam em um variado mercado de trabalho, que inclui: indústrias, comércio, empresas de serviços contábeis e de auditoria, instituições financeiras, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos. O contador pode atuar também como consultor, orientando os clientes em seu planejamento fiscal e financeiro.
Programa inovador
O programa do Curso de Ciências Contábeis da FMU reúne disciplinas básicas (como Administração e Economia) e específicas (como Planejamento Tributário e Análise de Custos) e de legislação (como Direito Aplicado). A metodologia de ensino utilizada permite que todos esses ensinamentos teóricos sejam colocados em prática em modernos Laboratórios de Informática. Lá, o aluno conta com equipamentos que permitem utilizar a tecnologia nas práticas contábeis.
Foco no raciocínio lógico e na análise crítica
Estudando Ciências Contábeis na FMU, o profissional torna-se apto para analisar e contabilizar todas as operações de uma organização, além de desenvolver e implantar sistemas contábeis e de controle gerencial. Para isso, o curso desenvolve o raciocínio lógico e crítico-analítico do aluno para que ele seja capaz de: solucionar problemas, elaborar relatórios financeiros que aumentem a eficiência do lugar em que trabalha, além de motivar e liderar equipes multidisciplinares para captar, gerar e divulgar informações contábeis.
A profissão na prática
A FMU também oferece o Programa Aluno Empreendedor (PAE). Com ele, o estudante conhecerá todas as etapas do processo de estruturação de uma empresa: formação, organização, planejamento, direção e controle. É a grande chance de aplicar na prática tudo o que foi aprendido em sala de aula.

Profissão : Relações Internacionais.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Carreira
Hoje, com a globalização da economia, os países estão mais ligados entre si do que nunca. Com isso, o comércio internacional tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento econômico do Brasil. Assim, o mercado para os profissionais da área de relações internacionais é bastante amplo: empresas públicas e privadas, grupos financeiros, ONGs, partidos políticos, organizações sindicais, agências de desenvolvimento e órgãos governamentais são algumas das muitas opções de trabalho.
Referência no mercado
A FMU forma profissionais capazes de atuar nas mais diferentes atividades no campo das relações externas. O curso é dividido em quatro campos de profissionalização: o de analista de relações internacionais, o de operador de comércio exterior e de mercado financeiro internacional, o de promotor de intercâmbio internacional e o de gestor de assuntos institucionais internacionais. Os estudantes terminam seus estudos com um amplo domínio das estratégias negociais e gerenciais usadas nos negócios internacionais, além de conhecer as leis e mecanismos internacionais que protegem os seres humanos.
Programa inovador
O programa do curso reúne e organiza todas as disciplinas em cinco áreas: Ciências Sociais; Direito; Economia; Administração de Organizações; Teoria e Prática de Relações Internacionais. Assim, o aluno conhecerá todas as teorias necessárias para entender como a sociedade é complexa, desenvolvendo o espírito crítico necessário para lidar com cada tema da área de relações internacionais.
Foco na relação entre diferentes culturas
O curso ajuda o aluno a compreender que as relações internacionais não são apenas relações entre diferentes Estados: são relações entre diferentes culturas nacionais.

Profissão : Publicidade e Propaganda.

Publicidade e propaganda.


O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de publlicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.

Dúvida do Vestibulando


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Boa parte dos cursos é parecida e forma profissionais para a mesma área de atuação. O bacharelado fornece formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing. Já os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, têm pequena base da comunicação e do marketing e costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária, que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas, como eventos, televisão, rádio, cinema e internet. O tecnólogo costuma atuar ao lado do bacharel.

O mercado de trabalho


O mercado de publicidade e propaganda está estável para o bacharel. Mas há perspectivas de crescimento para o especialista em marketing na área de mídias digitais e móveis. "O publicitário encontra boas oportunidades em canais de venda que não são os tradicionais, como a internet, a TV digital e o celular", explica Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista, de São Paulo. O bacharel pode atuar em vários tipos de agências de comunicação, nos departamentos de marketing e comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores de produtos e serviços, como consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos. As maiores agências estão concentradas em São Paulo, mas grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista pode ser promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.

Salário inicial: R$ 950,00 (fonte: Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro).

O curso

Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. 

Duração média: quatro anos. 

O que você pode fazer


Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Profissão: Enfermagem.

Enfermagem

É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção 
de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta 
os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz 
o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe 
multiprofi ssional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profi ssional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.
.

O mercado de trabalho


Dos 6.750 hospitais no Brasil, 4.612 são privados, segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Diante desse quadro, os principais empregadores dos enfermeiros nas metrópoles são os hospitais particulares. "As instituições privadas têm aberto novas unidades e investido em atendimento e procedimentos especializados, como transplantes de órgãos", afi rma Marco Antônio Gomes Brandão, coordenador da graduação da UFRJ. Algumas áreas mais aquecidas são geriatria, dermatologia e oncologia. Há também a possibilidade de o egresso atuar em home care, seja via planos de saúde, seja por conta própria, prestando atendimento a idosos e pessoas com necessidades especiais. A expansão do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal, também favorece o mercado de trabalho para os enfermeiros, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área. Aumentam as possibilidades para esse profi ssional atuar em gestão, como gerente de novos projetos, tais como abertura de alas hospitalares, implantação de novos protocolos dentro de clínicas e hospitais ou até treinamento de equipes para manuseio de equipamentos. Sul e Sudeste concentram a maior parte dos hospitais - e a maioria das vagas. As demais regiões do país têm carência desse profi ssional, tanto para atuar no setor público quanto no privado. A auditoria é outro setor que vem crescendo e necessitando de profissionais de enfermagem que saibam relacionar custos e benefícios de medicamentos e equipamentos hospitalares.

O curso


Diretrizes estabelecidas pelo MEC propuseram que a formação na graduação passasse a ter um caráter mais generalista, voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde. O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão.

 Duração média:quatro anos.

 Outros nomes: Enf. (ênf. em saúde públ.); Enf. e Obstetrícia.

O que você pode fazer


Assessoria e consultoria

Auditar os procedimentos hospitalares de enfermagem e auxiliar na montagem de unidades de saúde.

Atendimento domiciliar

Cuidar de pacientes em sua residência, dando continuidade ao tratamento hospitalar. Auxiliar o paciente em exercícios terapêuticos e cuidar de sua higiene e de seu bem-estar.

Enfermagem geral

Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

Enfermagem geriátrica

Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

Enfermagem médico-cirúrgica

Ministrar cuidados pré e pósoperatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de prénatal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto.

Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de prénatal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

Enfermagem pediátrica

Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

Profissão: Gastronomia

Gastronomia


Tecnológico

São as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes.O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, alemã, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria para a abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são bem parecidos, mas o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, enquanto o tecnológico é mais focado na prática - a preparação de alimentos e bebidas.

O mercado de trabalho

O mercado está estável para os bacharéis e tecnólogos em Gastronomia. A maior parte das vagas é de chef de cozinha em restaurantes de cardápio sofisticado. Mas começam a se desenhar novas oportunidades. O bacharel tem a possibilidade de atuar como administrador do restaurante. Outra alternativa é trabalhar como personal chef para famílias de alto poder aquisitivo, que buscam refinar seu cardápio diário. A consultoria é mais uma atividade que cresce, assim como as áreas de gestão, confeitaria, panificação e gastronomia hospitalar. "Padarias-butique buscam o profissional para desenvolver um cardápio mais elaborado", afirma Marcelo Bérgamo, coordenador do curso tecnológico em Gastronomia da Metodista, de São Paulo. A maioria das vagas ainda se concentra no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde são realizados os grandes eventos e se localizam muitos dos restaurantes de alto padrão. Locais turísticos no interior e no litoral desses estados são um bom mercado para o formado. Cidades do Nordeste apresentam demanda por chefs, principalmente nos novos hotéis e resorts. Restaurantes de navios em cruzeiro pelo país ou exterior têm contratado chefs e auxiliares. 

Salário inicial: R$ 638,99 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região).

O curso

O curso tecnológico, disponível em diversas instituições de todas as regiões do país, é eminentemente prático. O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos, aprendendo técnicas de preparo e em aulas de cozinhas específicas (asiática, mediterrânea, vegetais, carnes e aves, entre outras). O estudante recebe noções de higiene alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes. Há algumas disciplinas da área de administração e marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial e da legislação que regula o setor. Algumas faculdades têm matérias especiais, como gastronomia hospitalar, dietas alternativas e técnicas dietéticas. 

Duração média: dois anos.

O que você pode fazer

Chef de cozinha

Planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. Pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.

Chef pâtissier

Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.

Personal chef

Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.

Consultoria

Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Segurança alimentar

Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Desenvolvimento de produtos

Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria.

Gestão do negócio

Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

Profissão : Engenharia Civil

Engenharia Civil

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O mercado de trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imóveis, o que beneficia o bacharel. Para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, já que dois grandes eventos serão sediados no país: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. "Serão grandes construções, como portos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas. O mercado só tende a melhorar ainda mais", afirma José Gabriel Maluf Soler, coordenador do curso da PUC Minas. De acordo com ele, a construção civil é o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, estão o de petróleo e gás, que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Há instituições que oferecem formação direcionada a uma área específica, como estruturas, transportes e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária. 

Duração média: Cinco anos. 

Outros nomes: Eng. Civil (amb.); Eng. Civil (ênf. em estrut. metálicas); Eng. Civil (ênf. em meio amb.); Eng. Civil (ênf. em sist. construtivos); Eng. Civil (estrut. metálicas); Eng. Civil (transp. e log.); Eng. Civil de Infraestrutura; Eng. Civil e Amb.; Eng. de Prod. Civil; Eng. em Constr. Civil.

O que você pode fazer

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edifi car fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Profissão : Fisioterapia.

Fisioterapia


Bacharelado


É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos.

O mercado de trabalho

Tramita no Congresso um projeto para que o fisioterapeuta seja incluído nas equipes do Programa Saúde da Família. Se aprovado, ainda que em caráter não obrigatório em todas as equipes pelo país, deve aumentar o número de vagas para esse profissional, que, atualmente, tem seu principal empregador em clínicas especializadas e hospitais. Ele é admitido para cuidar de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatórios. Para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e músculo-esquelética. A atuação do fisioterapeuta também vem crescendo no campo da estética, no qual ele lida com tratamentos para celulite e recuperação de pacientes que se submeteram a cirurgia plástica. Outros nichos como a geriatria (cuidado com idosos) e a saúde do trabalho oferecem boas oportunidades para o fisioterapeuta. Nesse caso, o profissional utiliza técnicas manuais e outras, como eletroterapia, para tratamentos estéticos. A especialidade em acupuntura é reconhecida há 25 anos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e, nesse caso, o profissional trabalha em clínicas ou em atendimento particular. No entanto, em clínicas, ainda é mais comum a atuação em problemas ortopédicos. Sudeste e Sul concentram a maior parte dos profissionais. 
Salário inicial: 
R$ 1.670,00 (30 horas semanais; fonte: Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais).

O curso

As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicação de calor ou frio) e hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados. Para concluir o curso, também é obrigatória a elaboração de um trabalho sob orientação de um professor. 


Duração média: Q
uatro anos.


O que você pode fazer

Atendimento domiciliar

Tratar pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que não têm indicação para internação hospitalar.

Cardiologia e pneumologia

Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.

Dermatologia

Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.

Estética

Aplicar técnicas como massagens em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.

Fisioterapia do trabalho

Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER).

Fisioterapia esportiva

Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

Grupos especiais

Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física. Indústria de equipamentos. Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

Neurologia adulta

Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisias e traumatismos de coluna e crânio.

Neurologia pediátrica

Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de Down.

Ortopedia e traumatologia

Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

Programa de Saúde da Família

Prevenir e tratar doenças e reabilitar pacientes em unidades básicas de saúde e em domicílio.

Terapia Intensiva

Tratar pacientes críticos internados em UTIs, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho músculo-esquelético.